sexta-feira, 30 de setembro de 2011




"A paz que trago hoje em meu peito é diferente da paz que eu sonhei um dia. Quando se é jovem ou imaturo imagina-se que ter paz é fazer o que se quer, repousar, ficar em silêncio e jamais enfrentar uma contradição ou uma decepção.

Todavia o tempo vai nos mostrando que a paz é o resultado do entendimento de algumas lições importantes que a vida nos oferece,a paz esta no dinamismo da vida, no trabalho, na esperança, na confiança, na fé.

Ter paz é ter a consciência tranqüila, é ter certeza de que se fez o melhor ou pelo menos tentou. Ter paz é assumir as responsabilidades e cumpri-las. É ter serenidade nos momentos mais difíceis da vida.

Ter paz é ter ouvidos que ouvem olhos que vêem,e boca que diz palavras que constroem, é ter um coração que ama brincar com as crianças, voar com os passarinhos, ouvir o riacho que desliza sobre as pedras e embala os ramos verdes que em suas águas se espreguiçam.

Ter paz é não querer que os outros se modifiquem para nos agradar. É esquecer as ofensas. É dizer não quando é não o que se quer dizer.

Ter paz é ter coragem de sorrir ou de chorar quando se tem vontade. É ter forças para voltar atrás. Pedir perdão, refazer o caminho. Agradecer.

 Ter paz é admitir a própria imperfeição e reconhecer os medos, as fraquezas, as carências.
A paz que hoje trago em meu peito é a tranqüilidade de aceitar os outros como são e a disposição para mudar as próprias imperfeições, é a humildade de reconhecer que não sei tudo, e aprender ate com os insetos. É a vontade de dividir o pouco que tenho e não me aprisionar a o que não possuo. É melhorar o que esta ao meu alcance, aceitar o que não pode ser mudado e ter lucidez para distinguir uma coisa da outra, é admitir que nem sempre tenho razão, e mesmo que tenha não brigar por ela...

As vezes para manter a paz q hoje mora em teu peito é preciso usar uma poderoso aliado chamado: silêncio.

Lembra-se de usar o silencio quando ouvir palavras infelizes,quando alguém esta irritado, quando a maledicência te procura,quando uma ofensa te golpeia,quando alguém se encoleriza,quando a critica te fere,quando escutas uma calunia,quando a ignorância te acusa,quando o orgulho te humilha,quando a vaidade te provoca...

O silencio é a gentileza do perdão q se cala e espera o tempo. Por isso é uma poderosa ferramenta para construir e manter a paz. Pense nisso".(A paz q trago em meu peito - Momento Espírita).